Processo administrativo; Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle
Evolução da administração; Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento estratégico: conceitos, características e ferramentas; Análise competitiva e estratégias genéricas; Redes e alianças; Planejamento tático: conceitos e características; Planejamento operacional: conceitos e características; Administração por objetivos (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento estratégico: conceitos, características e ferramentas; Análise competitiva e estratégias genéricas; Redes e alianças; Planejamento tático: conceitos e características; Planejamento operacional: conceitos e características; Administração por objetivos (Parte II)
Organização; Estrutura organizacional; Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo; Organização informal. Descentralização e delegação
Controle; Características; Tipos, vantagens e desvantagens; Sistema de medição de desempenho organizacional
Gestão de processos; Conceitos da abordagem por processos; Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos; Processos e certificação ISO 9000:2000; Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. Lean.
Gestão de projetos; Definições e características de projetos; Elaboração, análise e avaliação de projetos; Ciclo de vida do projeto: abordagens preditiva, adaptativa e híbrida. Tailoring.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial; Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade; Ferramentas de gestão da qualidade.
Modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial
Reformas administrativas brasileiras