Processo administrativo; Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle
Evolução da administração; Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento estratégico: conceitos, características e ferramentas; Análise competitiva e estratégias genéricas; Redes e alianças; Planejamento tático: conceitos e características; Planejamento operacional: conceitos e características; Administração por objetivos (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento estratégico: conceitos, características e ferramentas; Análise competitiva e estratégias genéricas; Redes e alianças; Planejamento tático: conceitos e características; Planejamento operacional: conceitos e características; Administração por objetivos (Parte II)
Organização; Estrutura organizacional; Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo; Organização informal. Descentralização e delegação
Motivação. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação
Controle; Características; Tipos, vantagens e desvantagens; Sistema de medição de desempenho organizacional
Cultura organizacional. Manutenção de pessoal
Gestão de processos; Conceitos da abordagem por processos; Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos; Processos e certificação ISO 9000:2000; Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. Lean.
Gestão de projetos; Definições e características de projetos; Elaboração, análise e avaliação de projetos; Ciclo de vida do projeto: abordagens preditiva, adaptativa e híbrida. Tailoring.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial; Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade; Ferramentas de gestão da qualidade.
Competência interpessoal (Trabalho em equipe)
Noções de Gestão de Pessoas: Conceitos, atribuições básicas e objetivos, políticas e desafios. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. Planejamento de Pessoal. Equilíbrio organizacional.
Desempenho. Gestão de desempenho.
Gestão por competências: estratégia organizacional e competências; competências organizacionais, coletivas e individuais; modelos de gestão por competências; mapeamento de competências; avaliação de competências; desenvolvimento de competências; planos de desenvolvimento individuais (PDI).
Recrutamento e Seleção; Objetivos e características; Principais tipos, características, vantagens e desvantagens; Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.
Análise e descrição de cargos. Planos de carreira.
Manutenção de pessoal (Qualidade de vida no trabalho)
Gestão de conflitos (Negociação)
Modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial
Reformas administrativas brasileiras
5.5. Metodologias ágeis: conceitos e características; Kanban;
sistemas de informações gerenciais.