1. Microeconomia. Demanda. Oferta. Equilíbrio de Mercado. Excedente do Consumidor e do Produtor.
Restrição Orçamentária. Preferências. Escolha ótima. Preferência Revelada. Equação de Slutsky. Escolha Intertemporal. Incerteza.
Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita.
Estruturas de Mercado: Monopólio, Monopsônio.
Estruturas de Mercado: Concorrência Monopolística, e Oligopólio.
Equilíbrio Geral. Economia do Bem-Estar. Externalidades e falhas de mercado. Bens Públicos. Informação Assimétrica e Seleção Adversa. Política fiscal: impacto da tributação e do gasto público sobre a economia. 3. Política Monetária e Fiscal.
2. Macroeconomia. Contabilidade Nacional: Conceitos de renda e produto. Produto e renda das empresas e das famílias. Gastos e receitas do governo.
Conceitos alternativos de déficit público.
Funções da moeda. Criação e distribuição de moeda pelos bancos comerciais. Controle dos meios de pagamento: taxa de redesconto, reservas obrigatórias, gerenciamento da dívida pública. Procura da moeda: motivos determinantes da retenção de ativos líquidos. Teorias sobre demanda da moeda (Teoria Quantitativa da Moeda, Abordagem de Cambridge, Teoria da Preferência pela Liquidez, Abordagens de BaumolTobin e Friedman).
4. Modelos Macroeconômicos. (modelo keynesiano)
4. Modelos Macroeconômicos. (modelo IS-LM)
Inflação: causas e consequências. Papel do Banco Central. Regimes de metas de inflação. Oferta e Demanda agregadas e Curva de Phillips: Modelo AS-AD no curto e longo prazo. Curva de Phillips: Expectativas adaptativas e racionais. Rigidez de preços e salários. Equação de Fisher.
6. Economia Aberta. Taxa de câmbio real e nominal. Regimes cambiais e política cambial no Brasil. Equação de paridade de juros e de preços. Impacto da taxa de câmbio sobre a economia brasileira.
Modelo IS-LM-BP: Equilíbrio no mercado de bens e no mercado monetário. Impactos de políticas fiscal e monetária. Modelo Mundell-Fleming e regimes cambiais.
8. Economia Brasileira. Histórico e evolução da política econômica no Brasil. Industrialização e desenvolvimento econômico. Regimes cambiais adotados no Brasil. Política monetária e fiscal no Brasil: principais instrumentos e efeitos. Impacto das reformas econômicas sobre o crescimento e o mercado de trabalho. (Parte I: 1968-1986)
8. Economia Brasileira. Histórico e evolução da política econômica no Brasil. Industrialização e desenvolvimento econômico. Regimes cambiais adotados no Brasil. Política monetária e fiscal no Brasil: principais instrumentos e efeitos. Impacto das reformas econômicas sobre o crescimento e o mercado de trabalho. (Parte I: 1986-2001)
8. Economia Brasileira. Histórico e evolução da política econômica no Brasil. Industrialização e desenvolvimento econômico. Regimes cambiais adotados no Brasil. Política monetária e fiscal no Brasil: principais instrumentos e efeitos. Impacto das reformas econômicas sobre o crescimento e o mercado de trabalho. (Parte I: 2002-2020)
5. Crescimento Econômico. Modelo de Solow. Crescimento endógeno. Decomposição do crescimento. Instituições e crescimento econômico. Capital humano e produtividade. 7. Investimento e Consumo. Q de Tobin. Teoria da Renda Permanente. Hipótese do Ciclo de Vida. Restrição de crédito. Papel das expectativas na determinação do consumo e do investimento.
Teoria dos Ciclos Reais e modelos novos keynesianos.
Equivalência Ricardiana. Dinâmica da dívida e sua relação com o superávit primário.
Contas Nacionais do Brasil. Deflator implícito da renda. Números índices. Tabela de relações insumo-produto