Direito e Formação Humanística para TJ-MG Juiz | Estratégia Concursos

TJ-MG (Juiz Substituto) Noções Gerais de Direito e Formação Humanística - 2021 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Não serão abordados no curso os pontos seguintes:

7. Políticas públicas e o papel do Judiciário.

8. O juiz e a construção da democracia.

10. O Judiciário como poder político.

10. O acesso à justiça (formal e efetivo). Os óbices econômicos, sociais, pessoais e jurídicos.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 144,00
ou 12x de R$ 12,00
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 27/02/2022
Acesso até: 27/07/2022
Carga Horária
47 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

E) TEORIA GERAL DO DIREITO E DA POLÍTICA 1. O conceito de direito. 2. Conceitos jurídicos fundamentais. Obrigação. Responsabilidade. Ato antijurídico. Sanção. 3. Pessoa. Pessoa jurídica. Direito subjetivo. 4. Realismo jurídico. Sistemas jurídicos contemporâneos. 5. Direito e poder. A teoria jurídica e a teoria política. 6. Legitimidade e legalidade.
Disponível
9. Democracia e direito: o pensamento de Habermas.
Baixar
Disponível
D) FILOSOFIA DO DIREITO 2. A matriz grega. Platão e Aristóteles. 3. Principais temas filosóficos para a função judicial. Poder. Justiça. Equidade. Liberdade. Igualdade. Democracia. Violência. Verdade. 4. Direito e moral. O Direito imoral. A justiça como código doador de sentido. 7. Teorias da Justiça. Platão. Aristóteles. Rousseau. Kelsen e Rawls.
Baixar
Disponível
1. A Filosofia do Direito: conceito, atribuições e funções. Importância para a função judicial. 5. O jusnaturalismo, o normativismo/positivismo e o pós-positivismo. 6. A lógica do razoável e as teorias da argumentação. 9. As teorias da argumentação.
Baixar
Disponível
A) SOCIOLOGIA DO DIREITO 1. Sociologia Jurídica. Definição. Relação com a Sociologia geral. 2. A abordagem sociológica do Direito. 3. A anomia e o niilismo jurídicos. 4. A legitimação do Direito. 5. O pluralismo jurídico. 6. O Direito como sistema de controle social. 7. A legitimação do Direito pelo procedimento (Niklas Luhmann). 8. Atividade judicial à luz da análise sociológica. O mito da neutralidade na aplicação do Direito. A influência ideológica e a imparcialidade. 9. A seletividade na “aplicação da lei” e na “interpretação da lei”.
Baixar
Disponível
B) PSICOLOGIA JUDICIÁRIA 1. Conceito e importância da Psicologia para o Judiciário. Integração da Psicologia com o Direito. 2. A psicologia do juiz. 3. A psicologia da testemunha. 4. A psicologia das partes. 5. A psicologia do advogado. 6. Fatores psicológicos na decisão judicial. 7. Psiquiatria forense. 8. A interdisciplinaridade nos casos judiciais complexos. 9. A psicologia da conciliação. 10. O papel da psicanálise na solução dos conflitos.
Baixar
Disponível
C) ÉTICA E ESTATUTO JURÍDICO DA MAGISTRATURA NACIONAL 1. Ética. Conceito. Paradigmas éticos (das virtudes, do dever, do útil e da responsabilidade). 2. A fenomenologia do ethos. Poíesis e Praxis. O “encontro” como fenômeno ético. A consciência moral. O reconhecimento e o consenso éticos. 3. Ética e Direito. Pensamentos clássico (universalidade nomotética) e moderno (universalidade hipotética). 4. Ética e Política. Abordagens normativa e realística da Política. 5. Conteúdo ético da Constituição da República. 6. O Código de Ética da Magistratura. Independência. Imparcialidade. Transparência. Integridade pessoal e profissional. Diligência e dedicação. Cortesia. Prudência. Sigilo profissional. Conhecimento e capacitação. Dignidade, honra e decoro. 7. Os deveres do magistrado. LOMAN. Lei Complementar Estadual n. 59, de 2001. 8. Infrações ético-morais. Sanções. 9. Magistrado. Vida pública e vida privada. 10. Magistrado. Controle externo (CNJ, Corregedoria, Ouvidoria e Conselho da M
Baixar
Disponível
8. Direito e razão instrumental. A cultura dos Direitos Humanos. O cuidado, o afeto e a justiça. 10. A dignidade humana como fundamento do Direito.
Baixar

Aulas demonstrativas