Conceitos introdutórios de administração
Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Análise das partes interessadas (stakeholders). Uso do Balanced Scorecard. – Parte I
Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Análise das partes interessadas (stakeholders). Uso do Balanced Scorecard. – Parte II
Liderança e poder. Teorias da liderança. Gestão de equipes. Estilos de gestão
Comportamento organizacional. Teorias da motivação. Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. Motivação e contrato psicológico. Percepção, atitudes e diferenças individuais.
Comunicação interpessoal. Barreiras à comunicação. Comunicação formal e informal na organização.
Desempenho organizacional (Controle)
Clima organizacional. Cultura organizacional. Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. Gestão de clima e cultura organizacional. Dimensões da mudança: cultura organizacional
Desenvolvimento Organizacional. Gestão de Mudanças: Conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Dimensões da mudança. Gestão de processos de mudança organizacional. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança. O papel da alta administração. Formação de agentes de mudança. Comunicação ativa. Formas de lidar com as configurações de poder.
Processos (gestão por processos)
Comportamento grupal e intergrupal. Processo de desenvolvimento de grupos.
Gestão participativa. Modelos de Gestão de Pessoas. Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo. Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. Planejamento de RH. A Função dos Recursos Humanos: Evolução da função de Recursos Humanos nas organizações. RH estratégico. Papéis do profissional de RH. Competência técnica e política do profissional de RH.
Avaliação 360º. Gestão do desempenho.
Conceito e tipologia de competências. Gestão de Pessoas por Competências. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo Integrado de Gestão por Competências e Resultados. Processos de Gestão de Pessoas nas Organizações - Identificação e priorização de competências importantes para o negócio. Mapeamento de perfis profissionais por competências.
Recrutamento e Seleção. Seleção por competências.
Coaching. Educação corporativa (Treinamento e Desenvolvimento)
Planejamento de Carreira (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Critérios de reconhecimento e recompensa. Remuneração por Competências (Salários e benefícios)
Qualidade de Vida no trabalho.
Administração de conflitos
Administração de conflitos (Negociação)