1.9 Ética na comunicação.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 2 Redação e jornalismo. 2.2 Gêneros e formatos de textos jornalísticos: newsletter; comunicados; informativos; matérias jornalísticas, linguagem dos veículos rádio, televisão, web, impressos; crônicas; editoriais. 2.3 Processos de produção da notícia, conceitos e valores-notícia. 2.4 Estrutura do texto jornalístico.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 2 Redação e jornalismo. 2.2 Gêneros e formatos de textos jornalísticos: newsletter; comunicados; informativos; matérias jornalísticas, linguagem dos veículos rádio, televisão, web, impressos; crônicas; editoriais. 2.3 Processos de produção da notícia, conceitos e valores-notícia. 2.4 Estrutura do texto jornalístico.
Radiojornalismo e telejornalismo - 2.5 Técnicas e conceitos de jornalismo em rádio e televisão. 3.6 Podcast. 3.7 Videocast.
Comunicação Pública - 1.6 Comunicação pública.
Noções de Relações Públicas - 4.2 Relações públicas e planejamento estratégico.
Comunicação organizacional - 1.5 Comunicação organizacional: interna, integrada, endomarketing, gerenciamento de crise. 1.2 Planejamento em comunicação: etapas do planejamento; plano de comunicação; estratégia para definição de públicos-alvo, meios e veículos de comunicação. 1.4 Comunicação integrada e multimídia. 4.2 Relações públicas e planejamento estratégico.
Assessoria de Imprensa - 2.6 Técnicas, produtos, serviços e conceitos de assessoria de imprensa.
Política de Comunicação - 1.3 Política de Comunicação.
Noções de Marketing - 4 Relações públicas e publicidade. 4.1 Marketing em publicidade e propaganda
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - 4 Relações públicas e publicidade. 4.1 Marketing em publicidade e propaganda
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - 4 Relações públicas e publicidade. 4.1 Marketing em publicidade e propaganda
1.10 Fundamentos de comunicação visual.
Publicidade digital - 3.2 Marketing de mídias sociais. 3.3 Ferramentas e estratégias de comunicação em mídias e redes sociais: planejamento de campanhas e divulgações em mídias sociais; métricas de mídias sociais; impacto das mídias sociais; técnicas de redação para mídias e redes sociais.
Teorias da Comunicação - 1 Comunicação Social. 1.1 Teorias da comunicação: história e conceitos.
Noções de Audiovisual - 1.11 Recursos audiovisuais em comunicação.
Eventos - 4.4 Organização de eventos.
Cerimonial e protocolo - 4.6 Normas de cerimonial na administração pública federal.
Fotografia - 1.12 Técnicas e conceitos de fotografia.
Acessibilidade em eventos - 4.5 Recursos de acessibilidade para eventos presenciais e remotos.
Jornalismo digital - 3.1 Comunicação e jornalismo digital: processos, ferramentas e formatos. 3.4 Noções de experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI) em plataformas digitais. 3.8 Ferramentas de busca e otimização de mecanismos de busca (SEO). 4.3 Planejamento editorial. 1.13 Aplicações da inteligência artificial em comunicação. 3 Mídias sociais e plataformas digitais. 3.5 Técnicas de edição de conteúdo em plataformas digitais.
3.4 Noções de experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI) em plataformas digitais.
Normas de comunicação do Poder Executivo Federal (conforme Manual de Redação da Presidência da República atualizado).
Acessibilidade e linguagem simples em conteúdos e ferramentas de comunicação. Acessibilidade de conteúdo.
Comunicação como ferramenta de gestão
Aula extra - Teorias do Jornalismo