Conceitos Gerais e Introdutórios de Administração.
Gestão organizacional. Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia, metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard. (Parte I)
Gestão organizacional. Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia, metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard. (Parte II)
Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Liderança. Estilos de liderança.
Motivação, satisfação e comprometimento com o trabalho.
Comunicação Organizacional.
Indicadores de desempenho.
Gestão de clima e cultura organizacional.
Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas, o papel do agente e métodos de mudança.
Processo decisório. Processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de Gestão de Projetos. Projetos e suas etapas. 19.4 Escritório de Projetos
Excelência na gestão dos serviços públicos.
Competência interpessoal. (grupos e equipes)
Gestão de pessoas no setor público. Sistemas modernos e tendências em gestão de pessoas. Novos conceitos. Ferramentas de gestão. Planejamento estratégico institucional e gestão de pessoas.
Gestão de desempenho. Avaliação individual e institucional.
Seleção de pessoas. Planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo. Captação e movimentação de pessoas.
Educação corporativa. Diferenças do treinamento e desenvolvimento tradicional. Identificação de necessidades organizacionais. Desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão. Educação à distância e ensino híbrido. Coaching individual, de grupo e de equipe. Planejamento, execução e avaliação de ações de educação corporativa. Aprendizagem contínua.
Gestão do conhecimento. Organizações de aprendizagem.
Qualidade de vida no trabalho.
Analise de descrição de cargos
Gerenciamento de Conflitos.
A negociação no contexto organizacional
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. Do modelo racional- legal ao paradigma pós-burocrático. (Parte I)
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. Do modelo racional- legal ao paradigma pós-burocrático. (Parte II)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. (Gestão por Resultados)
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.