Aspectos gráficos, fonologia, ortografia. Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética.
Variedade linguística: preconceito linguístico, norma culta e norma-padrão. Linguagem oral e escrita.
Capacidades, procedimentos e comportamentos de produção, leitura de textos orais e escritos. Modalidades didáticas para o ensino de leitura: leitura pontual, leitura colaborativa/compartilhada, leitura programada, leitura em voz alta feita pelo professor, roda de leitores, leitura programada.
Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento, produção por frequentação. Modalidades didáticas para o ensino de produção de textos: reconto, reescrita com escriba, produção coletiva com escriba, escrita de texto que se sabe de memória, reescrita de texto, reescrita com modificações, produção de partes dos textos que não se conhece, texto de autoria.
Prática de análise linguística: características dos textos e gêneros. Língua e linguagem: conhecimentos pragmáticos, conhecimentos discursivos, conhecimentos textuais, conhecimentos gramaticais e conhecimentos notacionais.
Coesão, coerência. Contexto e operadores da produção de texto.
Aspectos semânticos e lexicais.