A produção do saber histórico: concepções, fontes e temporalidades.
Pré-História e Antiguidade Oriental A formação da humanidade: deslocamentos e sedentarização. A ocupação da América: o Piauí no processo de povoamento do continente. A Antiguidade oriental: egípcios, mesopotâmicos, africanos e semitas.
Civilizações da Antiguidade Clássica Grécia e Roma e seus legados para o mundo moderno.
Medievo Ocidental A formação do ocidente cristão: instituições, relações sociais e formas de poder
O Mundo Moderno – Parte 01 Movimentos culturais e religiosos e formação dos Estados Nacionais.
O Mundo Moderno – Parte 02 Expansão comercial. Povos e culturas na formação do mundo moderno: europeus, Africanos e comunidades americanas.
Brasil Colonial – Parte 01 Europeus, Africanos e comunidades americanas. América portuguesa: economia colonial.
O Mundo Moderno – Parte 03 A Revolução Inglesa. O iluminismo e as revoluções atlânticas
Brasil Colonial – Parte 02 Europeus, Africanos e comunidades americanas. América portuguesa: economia colonial.
O início da Contemporaneidade. As revoluções atlânticas. As lutas pela independência do Brasil. Ideias, movimentos políticos e realidade internacional no século XIX. Américas Independentes.
Brasil Imperial – Parte 01 O Império brasileiro: organização do poder e revoltas.
O século XIX As repúblicas americanas. Conflitos entre os países imperialistas. Ideias, movimentos políticos e realidade internacional no século XIX.
Brasil Imperial – Parte 02 O Império brasileiro: organização do poder e revoltas.
Era da Catástrofe I Guerra Mundial. A Revolução Russa. A Crise de 1929. O Nazifascismo. A II Grande Guerra.
Primeira República Aspectos gerais da Primeira República no Brasil.
O mundo da Guerra Fria As revoluções Chinesa e Cubana. A Guerra Fria e o Mundo Polarizado. A descolonização da Ásia e da África. As ditaduras na América Latina. Fim da Guerra Fria. A Redemocratização da América Latina.
Era Vargas e Período Democrático Era Vargas, o governo JK e o nacional desenvolvimentismo.
Regime Militar e Nova República A ditadura no Brasil. Brasil contemporâneo.
Ensino de História A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História.