Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira.Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento.A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação.
A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Organização do processo didático: metodologias e estratégias.
Organização do processo didático: avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo.
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo.
As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
Temas contemporâneos: bullying
Organização do processo didático: planejamento, A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
escolhas sexuais, a valorização das diferenças de gênero
a valorização das diferenças étnicas
Educação Especial na perspectiva Inclusiva.
A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
A pesquisa na prática docente.
Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica.
Planejamento e gestão educacional.
Temas contemporâneos: contribuições da família