Conceitos básicos das etapas da administração: planejamento, organização, direção e controle.
Fundamentos da Administração: Conceitos básicos de administração
Objetivos das organizações. Planejamento. Conceitos básicos dos tipos de planejamento: estratégico (geral), tático (setorial) e operacional (rotina) – Parte I
Objetivos das organizações. Planejamento. Conceitos básicos dos tipos de planejamento: estratégico (geral), tático (setorial) e operacional (rotina) – Parte II
Organização e funcionamento das empresas. Organização. Ferramentas práticas: organogramas
Direção. Noções de liderança
Direção. Relações interpessoais (Motivação)
Comunicação no ambiente de trabalho: oral e escrita
Noções de clima organizacional. Clima e cultura no trabalho.
Ferramentas práticas: fluxogramas, comparação com outras organizações (benchmarking) - (gestão por processos)
Relações interpessoais (Trabalho em equipe)
Noções básicas de gestão de pessoas no serviço público: funções do setor de pessoal (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Relações interpessoais (Gestão de conflitos)
Relações interpessoais (Negociação)
Noções básicas dos modelos de gestão utilizados: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte I)
Noções básicas dos modelos de gestão utilizados: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte II)
Tipos de atendimento (presencial, telefônico e digital). Comportamento adequado. escuta ativa e empatia.
Ética profissional no serviço público: respeito, responsabilidade social. Ética