Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Papéis e habilidades do administrador.
Teoria da administração e das organizações.
Planejamento. Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Planejamento nas políticas públicas (Parte I)
Planejamento. Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Planejamento nas políticas públicas (Parte II)
Organização: princípios de organização; estrutura organizacional; departamentalização; centralização e descentralização. Tipos de estruturas organizacionais.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle: tipos de controle; sistemas de controle. Avaliação nas políticas públicas.
Comportamento organizacional: cultura organizacional
Processo decisório. Tipos de decisões.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos. Formulação de programas e projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.
Gestão de pessoas: evolução; conceitos básicos; abordagem estratégica; indicadores de gestão de pessoas. Administração de pessoal
Gestão do desempenho. Metodologias e ferramentas de avaliação de desempenho.
Recrutamento e seleção de pessoas: visão geral e conceitos básicos; relação com os demais processos de gestão de pessoas; recrutamento interno e externo; técnicas de recrutamento e seleção.
Treinamento e desenvolvimento: visão geral e conceitos básicos; relação com os demais processos de gestão de pessoas; métodos; avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento.
Análise e descrição de cargos.
Administração Financeira, Orçamento e Alavancagem
Exercícios em vídeo sobre balanços e alavancagem