Administração pública. Do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Estado oligárquico e patrimonial, Estado autoritário e burocrático, Estado do bem-estar, Estado regulador.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
Planejamento nas políticas públicas. Noções de planejamento (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas. Noções de planejamento (Parte II)
Avaliação nas políticas públicas (Controle)
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Excelência nos serviços públicos (Gestão da Qualidade)
Gestão de pessoas por competências.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais. Conselhos, organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agências reguladoras, agências executivas.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas. Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
Políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social. (Parte I)
Políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social. (Parte II)