SEFAZ-MT (Fiscal de Tributos Estaduais) Auditoria - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

OBSERVAÇÃO 1: não iremos abordar os tópicos abaixo: Conhecimento básico da estrutura da EFD ICMS/IPI (Guia Prático EFD ICMS IPI – v.3.1.7) e do arquivo XML da NF-e (Manual de Orientação do Contribuinte – NFe – Versão 7.0). Noções de relacionamento entre registros da EFD ICMS/IPI e da NFe: EFD REGISTROS 0000, 0150, 0200, 0220, C100, C170, C176, C195, C197, C400, C405, C420, C425 e registros dos Blocos E e H e Grupos de informações da NF-e: B, C, D, H, I, M, N e W.

Observação 2: os temas abaixo são transversais, estando sendo abordados em diferentes aulas do nosso curso.
Testes de auditoria nos registros da NFe e nos registros de entradas, saídas, inventário, apuração do ICMS, da produção e do estoque e do documento controle de crédito de ICMS do ativo permanente (CIAP), modelos “C” ou “D” (ajuste SINIEF2/2010). Identificação das principais divergências fiscais, utilizando conhecimento em sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) e nos leiautes da EFD e da NFe: 

Observação 3: os temas abaixo são trabalhados normalmente na disciplina de Legislação Tributária Estadual e sua cobrança em Auditoria pode acontecer no escopo de questões de aplicação prática dos conteúdos estudados em legislação.
1. Crédito de ICMS sobre aquisições para uso e consumo, ativo imobilizado ou submetidas a saídas isentas e não tributadas. Crédito de ICMS em valor superior ao permitido pela legislação tributária. Verificação da alíquota ou base de cálculo utilizada pelo contribuinte com aquelas previstas na legislação tributária. Cotejamento do ICMS devido nas operações submetidas à substituição tributária e o declarado no documento fiscal.
2. SINIEF 19/16 e SINIEF 09/07 e respectivas atualizações. TÍTULO X - DA FISCALIZAÇÃO do LIVRO I - Da Fiscalização - artigos 935 a 969 do DECRETO N° 2.212/2014 (RICMS/MT). CAPÍTULO XIV-B - DAS PENALIDADES - artigos 47E a 47G da Lei estadual n° 7.098, de 30/12/1998.

 

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 264,00
ou 12x de R$ 22,00
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 22/03/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
24 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

NBC TA e PA (NBC TA 200) - Conceitos iniciais de Auditoria.
Disponível em 28/12/2025
Papéis de trabalho e documentação de auditoria (NBC TA 230). NBC TA e PA - Planejamento de auditoria (NBC TA 300).
Disponível em 02/01/2026
Procedimentos de auditoria. Testes substantivos e Testes de observância. Evidências de auditoria.
Disponível em 06/01/2026
Materialidade e relevância. Risco de Auditoria. Identificação de fraudes e erros na escrita contábil.
Disponível em 10/01/2026
Amostragem em Auditoria.
Disponível em 14/01/2026
NBC TA e PA – Normas relativas à opinião (NBC TA 700, 705 e 706)
Disponível em 18/01/2026
Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos
Disponível em 22/01/2026
NBC TA e PA – Utilização de outros profissionais - auditoria interna e especialistas (NBC TA 610, 620)
Disponível em 26/01/2026
Auditoria no ativo circulante. Auditoria no ativo não circulante. Superavaliação na formação dos custos de estoque. Auditoria no ativo realizável a longo prazo. Identificação de origens de recursos fictícias. Auditoria em investimentos. Auditoria no ativo imobilizado. Ativos ocultos. Alienação fictícia de bens. Auditoria no ativo intangível. Auditoria no passivo circulante. Falta de registro contábil dos passivos de curto prazo. Passivos fictícios. Identificação de passivos já pagos e não baixados. Auditoria no passivo não circulante. Auditoria no patrimônio líquido. Aumento do capital social sem comprovação quanto à efetiva entrega dos recursos financeiros. Auditoria em contas de resultado. Registro de receitas e despesas. Ocultação de receitas. Superavaliação de custos e despesas. Testes para subavaliação e testes para superavaliação. (Procedimentos em áreas específicas das demonstrações contábeis – parte 01)
Disponível em 30/01/2026
Aspectos específicos - Auditoria nos Estoques. Contabilização de reservas. Subvenções. (Procedimentos em áreas específicas das demonstrações contábeis – parte 02)
Disponível em 03/02/2026
Recomposição contábil do fluxo de caixa da empresa. Identificação de saldo credor na conta caixa por falta de emissão de documentos fiscais. Suprimento das disponibilidades sem que haja comprovação quanto à efetiva entrega dos recursos financeiros: aumento do capital social, adiantamentos de clientes, empréstimos de sócios ou de terceiros, operações, prestações ou recebimentos sem origem, alienação de investimentos e bens do ativo imobilizado. Aquisições de mercadorias, bens, serviços e outros ativos não contabilizados e sem comprovação da origem do numerário. Baixa fictícia de títulos não recebidos. Cotejamento de recebíveis com os registros contábeis de receitas. (Omissão de Receita) Auditoria em operações de importação. Lei Complementar nº 105/2001.
Disponível em 06/02/2026
Auditoria na escrita fiscal digital (EFD) e na nota fiscal eletrônica (NFe). Ajustes SINIEF 07/2005, SINIEF 02/2009. Testes de auditoria nos registros da NFe e nos registros de entradas, saídas, inventário, apuração do ICMS, da produção e do estoque e do documento controle de crédito de ICMS do ativo permanente (CIAP), modelos “C” ou “D” (ajuste SINIEF2/2010).