*Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Atenção! Este curso não aborda os seguintes itens de conhecimentos específicos:
► História da Educação Infantil;, tipos de famílias e suas historicidades. Visão histórica e crítica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade. Parâmetros curriculares nacionais e Proposta Curricular; Conhecimento na escola; Contribuições da antropologia para compreensão da infância e das práticas cotidianas. Múltiplas linguagens e práticas sociais de educação, currículo, espaço/tempo, avaliação, planejamento e atividades. Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos; Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos; A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal. Ética profissional.
*Conteúdos no Curso Avulso: Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos: Projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar.