Prefeitura de Viana-ES (Assistente de Educação Básica) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.

Não aborda:

  • Noções de primeiros socorros
  • Constituição Federal: Artigo 5o (dos direitos e deveres individuais e coletivos)
  • Lei no 12.764, de 27 de dezembro de 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Deficiências: intelectual, Visual e auditiva, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação. Lei no 13.146 de 06 de julho de 2015 (Lei Brasileira da Inclusão).
  • A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal; a criança na sociedade letrada.
  • Brinquedos e brincadeiras de creches - Manual de Orientação Pedagógica - MEC com apoio da UNICEF; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - MEC; Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - MEC; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Introdução / vol. 2, vol. 3); Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças - MEC/2009. Criança e infância: tipos de famílias e suas historicidades. O cotidiano e a rotina na educação infantil: profissionais, currículo, espaço/tempo, avaliação, planejamento e atividades. As concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem; Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A organização das atividades da vida diária: sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais. Bases legais sobre a oferta da Educação Infantil no contexto brasileiro.
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 90,00
ou 12x de R$ 7,50
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 15/02/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
12 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Criança e infância: conceito de infância
Baixar
Disponível
Artigo no 205 ao no 214 (da educação);
Baixar
Disponível em 20/12/2025
Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - (ECA).