Paulo Freire. A educação e suas relações com os campos socioeconômicos, políticos e culturais: contextualização da escola no município e influência de fatores externos.
Fundamentos da educação: teorias e concepções pedagógicas (Piaget, Vygotsky, construtivismo e socioconstrutivismo).
Sociologia da educação: democratização da escola, desigualdades sociais, inclusão e políticas públicas.
Didática e o processo de ensino e aprendizagem: princípios didáticos e estratégias de aprendizagem significativas.
Currículo e construção do conhecimento: organização do tempo e do espaço escolar; integração de conteúdos; referência à BNCC (currículo por habilidades e competências). Projetos de trabalho e interdisciplinaridade: elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos escolares.
Processo de ensino e aprendizagem – relação professor/aluno e bases psicológicas da aprendizagem: teorias, condições para aprendizagem e motivação (relação professor-aluno).
Princípios da gestão escolar democrática: conceitos, participação da comunidade escolar e práticas de gestão compartilhada.
Ação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico escolar: funções do supervisor, articulação com professores e equipe gestora.
Organização da escola e instâncias colegiadas: conselhos escolares, comitês pedagógicos e participação de professores, pais e alunos.
Processo de ensino e aprendizagem – recursos pedagógicos e tecnologias digitais como apoio ao ensino e à aprendizagem.
Principais aspectos do comportamento organizacional: conflitos, poder, liderança, comunicação, motivação e técnicas de negociação.