Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola;
Compromisso ético e social do educador.
Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem. Interdisciplinaridade. Currículo adaptado para crianças deficientes.
O ensino da Matemática nos Anos Iniciais por meio da resolução de problemas.
Avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem.
A mediação do professor no processo de aprendizagem. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando.(Psicologia da Educação);
Alfabetização e Letramento
A importância da formação continuada do educador.
Uso das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Constituição Federal/1988 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/1996.
Lei Federal no 9.394/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
Base Nacional Comum Curricular
DCNGEB. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Educação inclusiva. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.
Gestão democrática: a participação como princípio. Instâncias colegiadas
Planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos.
Lei Federal no 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69
Lei Federal no 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): Art. 131 a 140.
Alfabetização, Letramento