Legislação em Comunicação e Jornalismo - Legislação em comunicação social. Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Propriedade cruzada dos meios de comunicação.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub- lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub- lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Comunicação Digital - Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais. Linguagem das mídias digitais. A linguagem adaptada aos diferentes públicos. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. Noções de arquitetura da informação na comunicação digital.
Webjornalismo - Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais. Linguagem das mídias digitais. A linguagem adaptada aos diferentes públicos. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. Noções de arquitetura da informação na comunicação digital.
Telejornalismo e Radiojornalismo - Técnicas de planejamento, criação e direção de programas para rádio e televisão.
Produção gráfica - Noções sobre cores na comunicação impressa e digital. Diagramação. Infografia.
História da Comunicação - História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Teoria da comunicação. - Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias.
Opinião Pública - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em Comunicação - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011)
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei 13.709/2018)
Revisão Acelerada em Videoaulas e Resumos;