Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais
Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica. Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças.
Linguagem oral, oralização e oralidade; procedimentos e comportamentos leitura de textos orais e escritos; fluência leitora com compreensão.Comportamento leitor. Estratégias didáticas para o ensino de leitura.
Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento, produção por frequentação, operadores da produção de texto. Comportamento escritor
Compreensão literal - relações de coerência. Ideia de coerência. . Ideia principal. Detalhes de apoio. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave. Fatores constitutivos de relevância: coerência e coesão
Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia. hiperonímia/hiponímia, campo semântico. Recursos estilísticos e estruturais: aspectos textuais, gramaticais e convenções da escrita
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais, épocas, autores e mídias na literatura brasileira. A linguagem literária.
A linguagem literária. Elementos da teoria literária (narrador, personagens, tempo etc.) em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil.