Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica. ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica. acentuação gráfica. correção ortográfica.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Flexões nominais.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: pronomes. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo).
Classes de palavras: verbos. Flexões verbais.
Classes de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos. processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos.
Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas.
Sintaxe (período composto).
Pontuação: emprego dos sinais de pontuação
Concordância verbal e nominal.
Regência nominal e verbal, crase.
Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático, estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões). Relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições.
Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio. Identificar informações no texto. Relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto. relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto. Analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor. Depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita. Identificar a ideia central de um texto. Estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias. Relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas.