Prefeitura de Marechal Cândido Rondon-PR (Professor de Educação Especial) Conhecimentos Específicos - 2026 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.

Não será abordado:
Legislação, políticas e programas de educação especial e inclusão escolar no estado; A família e o indivíduo com necessidades educacionais especiais. Sistemas de apoio ao aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. A criança como sujeito de direitos. O adulto como mediador entre a criança e o mundo. Altas Habilidades: concepções. O processo de Inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular (educação infantil, ensino de jovens e adultos). Comunicação Suplementar Alternativa. Transtorno invasivo de desenvolvimento. Prática Pedagógica em Deficiência Física. Deficiência Intelectual. As concepções de educação infantil e anos iniciais do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Função social da escola. Princípios metodológicos do ensino. Estrutura e funcionamento da Escola de Educação Básica.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 24/05/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
67 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Educação Ambiental no âmbito da Escola Básica..
Disponível
Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
Baixar
Disponível
DCNGEB
Baixar
Disponível em 23/03/2026
O uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Mídias, comunicação e tecnologias na educação.
Disponível
Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; amparo legal, legislação vigente; fundamentos e princípios da educação inclusiva; política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceitos de deficiência.A educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Disponível
O Atendimento Educacional Especializado; Inclusão escolar de alunos com deficiência; atendimento educacional especializado
Disponível
Tecnologia Assistiva e suas Modalidades; Desenho Universal. Adaptações curriculares e acessibilidade.Tecnologia Assistiva.
Disponível
História da educação de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil.
Disponível
Lei no 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Disponível
Deficiência auditiva
Disponível
Lei no 10.639/03 - História e Cultura Afro Brasileira e Africana.
Disponível
Projeto Político Pedagógico.
Disponível
A organização do trabalho pedagógico. Planejamento de Ensino: estrutura, organização, desenvolvimento, instrumentos de acompanhamento
Baixar
Disponível em 23/03/2026
O desenvolvimento infantil: desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psico-motor.Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista. Papel do aluno e do professor no processo de ensino e de aprendizagem.
Disponível em 23/03/2026
A relação educativa como uma relação de cumplicidade.
Disponível em 23/03/2026
Concepção de Currículo.Interdisciplinaridade e transversalidade.
Disponível em 23/03/2026
Avaliação da aprendizagem no contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica.

Aulas demonstrativas