Prefeitura de Lins-SP (Coordenador Pedagógico) Conhecimentos Específicos - 2024 (Pós Edital)

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Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma e não aborda as referências bibliográficas específicas e legislações específicas.

Não será abordado: Estatuto do Magistério Municipal LCM no 1.488/16 e suas alterações (LCM no 1.583/17 e no 1.741/23). Princípios, normas legais e Diretrizes curriculares da Educação Básica, da escola que a desenvolve de forma inclusiva e do sistema de ensino. Visões da função social da escola e suas implicações educacionais. O trabalho coletivo dos professores e sua formação continuada intra e extraescolar, tendo em vista o aperfeiçoamento desses profissionais. Dimensão cooperativa e integradora da ação supervisora da
coordenação pedagógica de sistema, nos espaços intra e interescolares, e sua dimensão mediadora na
construção da identidade e no fortalecimento da autonomia da escola. Políticas Públicas Nacionais, Estaduais e Municipais na área da educação.

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R$ 390,00
ou 12x de R$ 32,50
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 16/06/2024
Acesso até: 16/11/2024
Carga Horária
106 horas
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Conteúdo do curso

O direito à educação: Educação na CF 88: art. 205 a 214
Disponível
BNCC (Introdução e Estrutura da Base).
Disponível
Função social da escola.
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Disponível
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. DCNGEB
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Disponível
DCNEI E DCNEF Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
Disponível
DCNRER: Resolução CNE/CP no 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
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Disponível
EJA
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Disponível
Educação em Direitos Humanos. PNEDH
Disponível
Educação do Campo
Disponível
Lei Federal 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação.
Disponível
Parâmetros Curriculares Nacionais, Introdução.
Disponível
Fundamentos filosóficos, socioculturais, psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida.O processo ensino-aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem e da sua avaliação. A interação pedagógica na sala de aula: o aluno, o professor, os tempos, os espaços e os conteúdos escolares. As diferentes tendências pedagógicas no Brasil. A educação na perspectiva de Paulo Freire. (Tendências Pedagógicas)
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Disponível
Fundamentos filosóficos, socioculturais, psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. Relações entre educação, desigualdade social e cidadania. (Sociologia da Educação)
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Disponível
Fundamentos filosóficos, socioculturais, psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. (Psicologia da Educação)
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Disponível
O Currículo: diferentes concepções e respectivas implicações para a construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola. O currículo como desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e de competências necessárias à leitura crítica de mundo, à disciplina autônoma e à convivência ética. O Currículo e a avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo de ensino-aprendizagem. Relação entre Conhecimento e Vida: o processo de construção e reconstrução curricular coerente com a concepção interdisciplinar do conhecimento, com a abordagem pedagógica transversal de conteúdos.
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Disponível
A educação e a diversidade cultural.
Disponível
As novas tecnologias da informação e da comunicação.
Disponível
As concepções de organização e gestão escolar. A concepção de gestão democrática envolvendo a participação de todos os profissionais que atuam na escola e a da comunidade dessa unidade de ensino.
Disponível
Projeto político-pedagógico
Disponível
Comunidade Escolar
Disponível
Financiamento da Educação Básica.

Aulas demonstrativas