Microeconomia. Excedente do consumidor; Demanda de mercado, Receita e elasticidades.
Demanda do consumidor: Escolha do consumidor; Efeito preço, renda e substituição; Escolha sob incerteza;
Oferta da firma: função de produção; elasticidade de substituição;
Custos de produção; Função custo de curto e longo prazos; Oferta da firma e da indústria de curto e longo prazos.
Teoria de Mercados: Concorrência perfeita e eficiência.
Teoria de Mercados: Monopólio.
Teoria de Mercados: Oligopólio; concorrência monopolística.
Finanças públicas; Política monetária e fiscal; Equilíbrio geral e bem-estar: Equilíbrio em economia de trocas; Equilíbrio em economia de produção; Primeiro e segundo teoremas do bem-estar; Eficiência de Pareto. Falhas de mercado: Bens Públicos; Externalidades; Economia do setor público.
Macroeconomia. Matriz de contabilidade social;
Modelo Keynesiano (requisito)
Curva de Phillips; Expectativas; Oferta e Demanda Agregadas; Teorias do emprego e do desemprego;
IS/LM com economia aberta e governo; Modelo de três equações em economia aberta;
Tributação e justiça distributiva;
(Parte I: 1986-2002) Economia Brasileira. Economia Brasileira Pós abertura 1990 até dias atuais: abertura, estabilização e crescimento econômico; Desigualdades regionais e urbanas; Expansão do setor agropecuário e interiorização do crescimento brasileiro; Desindustrialização e suas consequências; Pobreza e insegurança alimentar e nutricional; Implicações e consequências socioeconômicas das mudanças climáticas.
(Parte I: 2003-2022) Economia Brasileira. Economia Brasileira Pós abertura 1990 até dias atuais: abertura, estabilização e crescimento econômico; Desigualdades regionais e urbanas; Expansão do setor agropecuário e interiorização do crescimento brasileiro; Desindustrialização e suas consequências; Pobreza e insegurança alimentar e nutricional; Implicações e consequências socioeconômicas das mudanças climáticas.
Modelos de crescimento econômico: modelo de Solow; novos modelos de crescimento; modelo de crescimento endógeno; Política monetária e determinantes das taxas de juros; Incerteza e preferência pela liquidez; Minsky e a hipótese da instabilidade financeira; Modelos neokaleckianos: regimes de demanda wage-led e profit-led e regimes de produtividade; Modelos de crescimento comandado pelas exportações e com restrição no Balanço de Pagamentos.