A origem do homem. Sociedades Primitivas: Localização, atividades econômicas, estrutura social, crenças, arte e cotidiano nessas sociedades. Pré-história brasileira. As populações indígenas primitivas do Brasil. As populações indígenas primitivas do Norte e de Pará: organização econômica e social, cotidiano dessas populações. Sociedades da Antiguidade Oriental: Egito Antigo, Mesopotâmia e o povo Hebreu. Localização, estrutura econômica, social e estrutura política, imperialismo, religião e arte, cultura e cotidiano dessas sociedades.
Sociedades da Antiguidade clássica: Grécia e Roma: Localização, estrutura econômica, social e política, imperialismo, religião e arte, cultura e cotidiano dessas sociedades. Formação e crise da economia escravista. O direito romano. O cristianismo.
Transição do escravismo antigo para o Feudalismo: Feudalismo: economia, sociedade e organização política, consolidação. Crise do Feudalismo e a transição para o capitalismo: renascimento urbano e comercial e as corporações de ofício.
As transformações socioculturais e política. Renascimento, Humanismo, Reforma Protestante e Contrarreforma. Formação dos estados nacionais, características e os casos clássicos de
As transformações econômica e tecnológica. Expansão ultramarina e comercial, mercantilismo. O sistema colonial: o pacto colonial, suas características, políticas e econômicas na América Colonial.
O sistema colonial: o pacto colonial, suas características, políticas e econômicas na América Colonial. A economia açucareira. A sociedade açucareira. Administração colonial e o escravismo colonial.
A economia mineira. A sociedade mineira. As contradições do sistema colonial e as conjurações.
Casos clássicos de despotismo esclarecido. O Iluminismo. A Revolução Industrial. Revolução Francesa
O processo de Independência: A corte portuguesa no Brasil. As tentativas de recolonização e a independência. O Império brasileiro: Primeiro Império: construção do Estado brasileiro pós independência. Constituição de 1824. Confederação do Equador. Período Regencial.
A época contemporânea: consolidação e expansão do capitalismo: O imperialismo: características gerais; a nova corrida colonial; os conflitos e alianças que antecederam as duas guerras mundiais.
Segundo Império: economia cafeeira. Guerra do Paraguai. Transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Abolicionismo. Movimento republicano e a Proclamação da República.
A crise de 1929 e sua repercussão no Brasil.
Características políticas; situação econômica; crises políticas. Revolução de 1930
O mundo pós 1945: a descolonização da Ásia e da África, a Guerra Fria
Da revolução de 1930 ao Estado Novo (1937-1945): características políticas e econômicas. De 1945 aos tempos atuais: transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas.
A nova ordem geopolítica mundial. A globalização da economia e a era da informação.
Transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas.
História do TOCANTINS e do município (Origem; História Política; Divisão Política Administrativa; Economia; Desenvolvimento Urbano; Educação; Saúde; Ação Social; Cultura e Patrimônio).
Disciplina científica; Fontes históricas multiplicidade.
Disciplina curricular. Conceitos fundamentais do ensino da História. A pedagogia das competências e a pedagogia dos projetos: contextualização e interdisciplinaridade no ensino da História. O processo de ensino e aprendizagem em História: concepções, situações didáticas, contrato e transposição didática, avaliação formativa, análise de erros, tempo didático.