Competências e habilidades Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Metodologia de ensino da Língua Portuguesa: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula;
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas;
Linguagem oral, oralização e oralidade; Linguagem; Funções da linguagem; Níveis de linguagem
Tipologia textual e gênero textual. Narração, descrição, dissertação, carta (argumentativa, familiar, comercial, convite etc.);
Procedimentos e comportamentos de leitura de textos orais e escritos; Fluência leitora com compreensão; Comportamento leitor; Estratégias didáticas para o ensino de leitura
Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento, produção por frequentação, operadores da produção de texto; Procedimentos e comportamentos de produção de textos orais e escritos; Comportamento escritor;
Noções de estilística; Semântica, Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e ambiguidade; Denotação e conotação; Figuras de linguagem
Fonologia: relação letra e fonema; Separação de sílaba e translineação; Acentuação gráfica e tônica; Ortografia
Classes gramaticais de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Classes gramaticais de palavras: preposições e conjunções.
Classes gramaticais de palavras: pronomes. Colocação pronominal.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Morfologia. Estrutura de palavras; Processos de formação de palavras.
Sintaxe. Frase, oração e período. Tipos de períodos. Período simples. Análise morfossintática de período simples.
Período composto. Análise de período composto por coordenação. Análise de período composto por subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais).
Sintaxe de concordância verbal e nominal.
Sintaxe de regência verbal e nominal.