Pensadores da educação. Fundamentos teóricos, históricos, filosóficos e Tipos de conhecimento. Teorias Educacionais: concepções pedagógicas. Estruturação da Subjetividade e Processos de Ensino Aprendizagem. Teorias Educacionais. Concepções Pedagógicas. Estudo das teorias basilares da educação e seus desdobramentos contemporâneos. Disputas entre antigos e modernos. Formação humana entre indivíduo e sociedade. Educação: igualdade e liberdade. Pensamento pedagógico brasileiro. (Tendências Pedagógicas).
Elementos da prática pedagógica: planejamento escolar e de aula. O planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem. A proposta pedagógica realizada com o coletivo da escola. Planejamento, organização e estratégias de ensino-aprendizagem.
Elementos da prática pedagógica: currículo e projetos.Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Competências e capacidades.Planejamento curricular.Reflexões sobre currículo.A constituição do currículo como campo de estudos: diferentes teorias/concepções de currículo. Currículo e conhecimento escolar. Cultura escolar e currículo. Currículo e culturas: identidade e diferença. Relações de gênero, sexualidade e étnico-raciais no currículo. Políticas curriculares no âmbito nacional, estadual e local. (Currículo)
Elementos da prática pedagógica: metodologias de ensino e técnicas didáticas.Didática da Administração Escolar: A Didática e suas dimensões político-sociais e as implicações no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Evolução histórica e tendências atuais da Didática. A didática como área de atuação da supervisão pedagógica na formação docente.Metodologias e Técnicas de Ensino.O histórico da didática e o processo de escolarização. A constituição da didática nas práticas de ensino no contexto da escolarização brasileira. As diversas funções da docência: o ensino, a organização da aula e da escola, as atividades coletivas e a relação com o contexto social. O conhecimento escolar e a prática pedagógica. Materiais didáticos na efetivação do currículo. (Didática)
Elementos da prática pedagógica: avaliação.Avaliação na Supervisão Escolar: Dimensões da avaliação no processo ensino- aprendizagem. A avaliação escolar e sua função social. Revisão do conceito de avaliação. O planejamento e a avaliação como etapas de um mesmo processo. Avaliação mediadora. Avaliação Supervisionada e Intervenção Pedagógica. Avaliação docente. Avaliação na Educação Especial. Avaliação na Educação Infantil.Documentação Pedagógica.
Elementos da prática pedagógica: formação docente
Teorias do conhecimento e da aprendizagem em suas diferentes abordagens e concepções pedagógicas. Os estágios do desenvolvimento cognitivo. Inteligências Múltiplas. Tipos de Conhecimento. Estudo do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na infância.(Psicologia da Educação).
Projeto político-pedagógico e proposta pedagógica da escola..
Educação inclusiva e Diversidade
Lei Federal n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Políticas de Educação Especial
Recursos tecnológicos e educação.
Educação: um tesouro a descobrir, de Jacques Delors
Lei Federal n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional);
Lei Federal no 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação - PNE);
Base Nacional Comum Curricular - BNCC;
Resolução CNE/CEB no 4/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica).
Resolução no 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove)anos);
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana);