Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica.
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, preposição, interjeição. Emprego das classes de palavras e colocação pronominal.
Emprego das classes de palavras: conjunção.
Emprego das classes de palavras: verbo. Emprego dos tempos e modos verbais.
Domínio da estrutura morfossintática do período. Relações de coordenação e subordinação entre termos da oração. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
Emprego dos sinais de pontuação.
Concordância Verbal e Nominal.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase.
Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto.
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Aspectos gerais da redação oficial. Finalidade dos expedientes oficiais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.