PROCESSO ORGANIZACIONAL - 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. . 2.2.4 Planejamento tático. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.3 Organização. 2.4 Direção. 2.4.2 Comunicação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças 2.2.6 Administração por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.4.3 Descentralização e delegação.
DESEMPENHO ORGANIZACIONAL - 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.
GESTÃO DE PROCESSOS - 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 6.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 6.4 BPM.
GESTÃO DE PROJETOS - Gerenciamento de projetos. Projetos e organização. Escritório de projetos. Modelos e características. Definição de projetos e ciclo de vida de projetos. Peculiaridades do projeto de software. Objetivos gerais do gerenciamento de projetos. Equipe de projeto. O papel do gerente. Estrutura organizacional voltada a projetos. Seleção de projetos. Plano de negócios. Planejamento técnico: ciclo de vida e processos de desenvolvimento de software (revisão). Tipos e métodos de planejamento. Análise de riscos. Estimativas: custo, tempo, recursos, tamanho e complexidade.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - 1.1 principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. 1.8 Plano de Reforma do Aparelho do Estado.
QUALIDADE E EXCELÊNCIA - 1.6 Qualidade na Administração Pública. 4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 4.2 Ferramentas de gestão da qualidade. GESTÃO POR RESULTADOS - 1.7 Gestão por resultado na produção de serviços públicos.
GOVERNANÇA, GOVERNABILIDADE E INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES. TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY. PROCESSOS PARTICIPATIVOS DE GESTÃO PÚBLICA.
GESTÃO DE PESSOAS - 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - 3.5 Capacitação de pessoas.
PROCESSO DECISÓRIO. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - 3.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.3.1 Objetivos e características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 3.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. 3.4 Análise e descrição de cargos.