Elaboração de parecer e laudo psicológico. 33. Elaboração e Registro de documentos psicológicos. Psicodiagnóstico.
23.Teorias psi- cológicas e técnicas psicoterapêuticas. 24. Clínica das neuroses e das psicoses. 25. 26. Fundamentos básicos das intervenções grupais. 27. Grupo operativo: conceito e panorama teórico, fenômenos do grupo, singularidades das relações grupais, enquadramento, metodologia, intervenções e manejo. 17. Teorias e técnicas psicoterápicas.
18. Teorias da personalidade. 20. Desenvolvimento humano e suas fases. 21. Envelhecimento e subjetividade
28. Psicodinâmica do trabalho. 29. Psicologia na saúde do trabalhador
Álcool, tabagismo, crack, outras drogas e redução de danos.
Fundamentos da psicopatologia geral. Teoria das neuroses, psicoses, perversões e seus desdobramentos.
Política de Saúde Mental: Reforma psiquiátrica no Brasil. 2. Nova lógica assistencial em saúde mental: superação do modelo asilar. 3. Processo de trabalho nos serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico. 4. Reabilitação psicosso- cial. 5. Clínica da subjetividade, compreensão do sofrimento psíquico, interdisciplinaridade. 6. Garantia dos direitos de cidadania aos portadores de sofrimento psíquico. 7. Urgência e emergência em saúde mental, a atenção à crise e os serviços psicossociais.
15. O papel do psicólogo na articulação entre Saúde e Assistência social. 16. 19. Assistência integral às pessoas em situação de risco: violência contra a criança, adolescente, mulher, idoso e família.
Inserção dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS no contexto político de redemocratização do país e nas lutas pela revisão dos marcos conceituais das formas de atenção e de financiamento das ações de saúde mental. 8. Bases legais de sustentação para o credenciamento e financiamento dos CAPS pelo SUS. 9. Características e estratégias de atuação dos CAPS, Residências Terapêuticas, projeto terapêutico singular, acolhimento, clínica ampliada e matriciamento. 10. Visitas domiciliares e outras formas de busca do paciente, atenção à família. 11. Os modelos de atenção e o fazer dos psicólogos. 14. Rede de serviços de protenção e atenção. Projeto Terapêutico Singular, Apoio Matricial, Clínica Ampliada. 32.
12. Campo e núcleo na área da psicolo- gia, Desafios para o fortalecimento da psicologia no SUS: a produção referente à formação e à inserção profissional. 13. NASF; ESF;