Auditoria: conceitos, tipos, objetos, objetivos e exercícios práticos. Distinção entre auditoria interna, auditoria independente e perícia contábil. (Conceitos iniciais de Auditoria)
Auditoria Interna (NBC TI 01)
Papéis de trabalho e documentação de auditoria. Planejamento de auditoria.
Procedimentos de auditoria. Testes substantivos e Testes de observância. Evidências de auditoria.
Materialidade e relevância. Risco de Auditoria. Identificação de fraudes e erros na escrita contábil.
Relatório e parecer de auditoria
Uso do trabalho de outros profissionais
Auditoria no ativo circulante. Auditoria no ativo não circulante. Superavaliação na formação dos custos de estoque. Auditoria no ativo realizável a longo prazo. Identificação de origens de recursos fictícias. Auditoria em investimentos. Auditoria no ativo imobilizado. Ativos ocultos. Alienação fictícia de bens. Auditoria no ativo intangível. Auditoria no passivo circulante. Falta de registro contábil dos passivos de curto prazo. Passivos fictícios. Identificação de passivos já pagos e não baixados. Auditoria no passivo não circulante. Auditoria no patrimônio líquido. Aumento do capital social sem comprovação quanto à efetiva entrega dos recursos financeiros. Auditoria em contas de resultado. Registro de receitas e despesas. Ocultação de receitas. Superavaliação de custos e despesas. Testes para subavaliação e testes para superavaliação. (Procedimentos em áreas específicas das demonstrações contábeis – parte 01)
Aspectos específicos - Auditoria nos Estoques. Contabilização de reservas. Subvenções. (Procedimentos em áreas específicas das demonstrações contábeis – parte 02) SOMENTE PDF
Recomposição contábil do fluxo de caixa da empresa. Identificação de saldo credor na conta caixa por falta de emissão de documentos fiscais. Suprimento das disponibilidades sem que haja comprovação quanto à efetiva entrega dos recursos financeiros: aumento do capital social, adiantamentos de clientes, empréstimos de sócios ou de terceiros, operações, prestações ou recebimentos sem origem, alienação de investimentos e bens do ativo imobilizado. Aquisições de mercadorias, bens, serviços e outros ativos não contabilizados e sem comprovação da origem do numerário. Baixa fictícia de títulos não recebidos. Cotejamento de recebíveis com os registros contábeis de receitas. (Omissão de Receita)
Resolução CFC nº 1.282/2010, que atualiza e consolida dispositivos da Resolução CFC nº 750/1993 (Princípios Contábeis) SOMENTE PDF