IPAAM (Analista Ambiental - Pedagogia) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma. Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma. E não aborda as referências bibliográficas do Edital. E este curso não aborda as referências bibliográficas em sua integralidade.

Não aborda: 

  • PEDAGOGIA:  Papel  político‐pedagógico  da  educação  no  contexto  institucional.  Gestão de projetos educacionais no setor público. Educação ambiental:  Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999 e Decreto nº 4.281/2002), Programa Nacional de  Educação  Ambiental,  cidadania  ambiental,  Agenda  Ambiental  na  Administração  Pública  (A3P),  consumo  sustentável, Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e Carta  da Terra. Práticas de educação ambiental crítica, participativa e comunitária: metodologias para formação  socioambiental,  comunicação  popular,  mediação  de  conflitos  e  trabalho  com  comunidades  tradicionais,  estudantes, produtores rurais e grupos sociais diversos. Planejamento, execução e avaliação de campanhas  e ações educativas ambientais. 

 

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 290,00
ou 12x de R$ 24,17
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 05/04/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
37 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Planejamento educacional: concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo: construção, acompanhamento e avaliação.
Disponível em 20/02/2026
Projeto político‐pedagógico em ambientes organizacionais.
Disponível
Metodologias ativas: design thinking, gamificação, projetos, aprendizagem baseada em problemas.
Baixar
Disponível
Tecnologias mediadoras: mídias educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, tecnologias digitais e estratégias de comunicação ambiental.
Baixar
Disponível
Ética profissional e dilemas éticos na atuação educativa.
Baixar
Disponível
Educação corporativa e aprendizagem de adultos.
Baixar
Disponível
Gestão do conhecimento: conceitos, governança, etapas de implementação, trilhas de aprendizagem, modelagem e curadoria de conhecimento; Avaliação na perspectiva da construção do conhecimento. Desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Baixar
Disponível
Ação pedagógica e trabalho com projetos educacionais e socioambientais.
Baixar
Disponível em 05/02/2026
Liderança e relações humanas no trabalho. Tipos de liderança e mecanismos de participação. Normas e formas organizativas que favorecem a integração grupal. Comunicação e interação grupal em processos de planejamento: constituição de equipes, encontros sistemáticos, grupos de estudo, distribuição de tarefas e articulação com grupos sociais.
Disponível em 05/02/2026
Pesquisa participante como instrumento de inovação, mediação e avaliação nos processos de ensinar, aprender e mobilizar comunidades.