Noções de Administração: conceito, objetivo, princípios básicos e funções. Processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle). Funções organizacionais
Fundamentos da Administração
Planejamento. Stakeholders da organização. Noções de planejamento estratégico (Parte I)
Planejamento. Stakeholders da organização. Noções de planejamento estratégico (Parte II)
Organização. Distribuição do trabalho. Organogramas: formulação, técnicas e análise estrutural. Princípios básicos da organização: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, amplitude administrativa.
Direção. Autoridade, poder e influência. Liderança
Motivação. Comportamentos internos, potencialização dos recursos humanos na organização pública. Motivação e engajamento.
Comunicação organizacional. Dinamização da comunicação entre os colaboradores da organização
Controle. Desempenho organizacional (produtividade, eficiência, eficácia e efetividade); avaliação do desempenho organizacional
Cultura organizacional (conceitos)
Fluxogramas. Organização, sistemas e métodos (gestão por processos)
Organização, sistemas e métodos. Elaboração, desenho e uso de formulários, formulários, layouts e manuais organizacionais.
Gestão de pessoas. Noções de Gestão de Pessoas: conceitos básicos (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Gestão de pessoas (Gestão de desempenho)
Gestão de pessoas (Gestão por competências)
Gestão de pessoas (Recrutamento e seleção)
Gestão de pessoas (Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa)
Gestão de pessoas (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Harmonização da equipe e gerenciamento dos conflitos (Gestão de Conflitos)
Harmonização da equipe e gerenciamento dos conflitos (Negociação)
Atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, presteza e cortesia no atendimento, eficiência, discrição e conduta
Ética na administração. Responsabilidade social e ambiental; conceitos básicos de sustentabilidade organizacional. Ética e responsabilidade social.