As Capitanias Hereditárias e Governos Gerais. Atividades econômicas. Os povos indígenas: escravidão, aldeamentos e a ação jesuítica. Os povos africanos escravizados no Brasil.
As atividades econômicas e a expansão colonial: agricultura, extrativismo, pecuária, comércio e mineração. A conquista dos sertões: entradas e bandeiras. Os conflitos coloniais do final do século XVIII.
O período joanino no Brasil: a transferência da Corte portuguesa para o Brasil e seus efeitos. A independência do Brasil e o Primeiro Reinado. A Constituição de 1824. Militares: a Guarda Nacional e o Exército. Regências (1831-1840): o Ato Adicional de 1834 e as revoltas políticas e sociais. Movimentos rebeldes de escravos do início do século XIX.
A consolidação da ordem interna: o fim das rebeliões, os partidos, o fortalecimento do Estado e a economia cafeeira. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial. A escravidão e as lutas escravas pela liberdade. Movimentos rebeldes de escravos do final do século XIX. O movimento abolicionista e a abolição da escravatura. A introdução do trabalho livre e a imigração. Política externa: as questões platinas, a Guerra do Paraguai e o Exército. O movimento republicano e o advento da República.
A Constituição de 1891, os militares e a consolidação da República. A “Política dos Governadores”. O coronelismo e o sistema eleitoral. O movimento operário. O tenentismo. A Revolução de 1930
O período Vargas (1930-1945): economia, sociedade, política e cultura. O Estado Novo. O Brasil na II Guerra Mundial; a FEB. O período democrático (1945-1964): economia, sociedade, política e cultura.
A intervenção militar, sua natureza e transformações entre 1964 e 1985. As mudanças institucionais durante o período. O “milagre econômico”. A redemocratização. Os movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980: estudantes, operários e demais setores da sociedade. A campanha pelas eleições diretas. A Constituição de 1988. O Brasil pós-1985: economia, sociedade, política e cultura