Administração Geral (Conceitos gerais)
Teorias da administração: evolução do pensamento administrativo.
Planejamento: tipos, níveis e etapas. Planejamento estratégico: visão, missão, valores e análise SWOT. Planejamento e Gestão Estratégica: Conceitos e fundamentos. Planejamento estratégico, tático e operacional. Diagnóstico estratégico. Balanced Scorecard. Implementação da estratégia. Gestão estratégica em organizações públicas (Parte I)
Planejamento: tipos, níveis e etapas. Planejamento estratégico: visão, missão, valores e análise SWOT. Planejamento e Gestão Estratégica: Conceitos e fundamentos. Planejamento estratégico, tático e operacional. Diagnóstico estratégico. Balanced Scorecard. Implementação da estratégia. Gestão estratégica em organizações públicas (Parte II)
Organização: estruturas organizacionais e departamentalização.
Motivação nas organizações.
Controle. Indicadores de desempenho e produtividade. Indicadores de desempenho. Monitoramento e avaliação.
Clima e cultura organizacional.
Processo decisório e resolução de problemas.
Gestão de Processos: Conceitos fundamentais da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Modelagem de processos. Gestão de processos de negócio (BPM). Indicadores de desempenho de processos. Automação de processos. Ferramentas e metodologias para melhoria contínua. Melhoria contínua de processos
Gestão de Projetos: Conceitos e fundamentos. Ciclo de vida de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos. Gerenciamento de riscos. Gerenciamento da qualidade. Monitoramento e controle de projetos. Ferramentas de gestão de projetos.
Gestão da Qualidade: Conceitos fundamentais de qualidade. Principais teorias e ferramentas de gestão da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas da qualidade. Modelos de excelência em gestão. Gestão da qualidade em serviços. Excelência nos serviços públicos.
Desenvolvimento de equipes.
Gestão de Pessoas: Planejamento de recursos humanos (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Treinamento e desenvolvimento.
Qualidade de vida no trabalho.
Gestão de conflitos (Negociação)
Gestão da qualidade em serviços (Conceitos de atendimento)