Domínio da ortografia oficial conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação dos pronomes átonos e tônicos.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: tempos e modos verbais.
Domínio da estrutura morfossintática do período. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
Emprego dos sinais de pontuação.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase.
Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição; conectores e outros elementos de sequenciação textual. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Substituição de palavras ou trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e períodos. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Significação das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia e polissemia. Figuras de linguagem. Denotação e conotação.
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
Aspectos gerais da redação oficial. Características fundamentais da redação oficial. Padrões de redação conforme o Manual de Redação da Presidência da República (versão vigente). Emprego e concordância dos pronomes de tratamento. Linguagem inclusiva e não discriminatória na redação oficial. Documentos eletrônicos e comunicações oficiais digitais. Tipos de documentos oficiais: ofício, memorando, parecer, relatório, ata, despacho e outros.