Ortografia e Fonologia: Emprego das letras, do hífen e da acentuação gráfica conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Decreto nº 6.583/2008); Relações entre fonemas e grafemas; vogais e consoantes.
Classes gramaticais e seus usos: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação pronominal.
Classes gramaticais e seus usos: preposições e conjunções.
Classes gramaticais e seus usos: verbos. Emprego dos tempos e modos verbais no encadeamento textual. Vozes verbais e sua conversão.
Morfologia e Semântica: Estrutura e formação das palavras Processos de derivação e composição
Sintaxe: Frase, oração e período. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Período simples e composto: coordenação e subordinação. Emprego de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos.
Pontuação e seus efeitos de sentido.
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal (incluindo uso da crase);
Coesão e Coerência Textual: Mecanismos de coesão: referenciação, substituição, repetição, conectores e sequenciação textual. Reescrita e Produção de Texto: Reorganização de orações e períodos. Reescrita de textos em diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Semântica. Significação de palavras em contexto. Substituição de palavras ou trechos mantendo o sentido. Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos. Conotação e denotação. Figuras de linguagem e seus efeitos de sentido.
Compreensão e Interpretação de Textos: Interpretação de textos verbais, não verbais e mistos (tiras, quadrinhos, propagandas, anúncios etc.); Reconhecimento e distinção entre tipos e gêneros textuais. Identificação de ideias principais e secundárias. Relações lógico- discursivas: causa e consequência, oposição, adição, entre outras. Intencionalidade discursiva, análise de implícitos, subentendidos e efeitos de sentido. Distinção entre fato e opinião. Recursos argumentativos
Redação Oficial (conforme o Manual de Redação da Presidência da República): Princípios e normas da redação oficial. Finalidade e estrutura dos expedientes oficiais; Adequação da linguagem e do formato ao tipo de documento; Redação e organização de textos legais e correspondências oficiais. Emprego e concordância dos pronomes de tratamento. Formas de tratamento, abreviações e padrões formais.