Processo organizacional: planejamento, direção, coordenação, comunicação, controle e avaliação
Evolução do pensamento administrativo
Administração e gestão estratégica. Planejamento. Ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced Scorecard. Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5W2H, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard, GUT. Gestão de stakeholders (Parte I)
Administração e gestão estratégica. Planejamento. Ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced Scorecard. Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5W2H, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard, GUT. Gestão de stakeholders (Parte II)
Escolas de planejamento estratégico
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Estruturas organizacionais
Direção, coordenação. Liderança. Liderança de equipes.
Direção, coordenação (Motivação)
Comunicação. Comunicação organizacional
Controle e avaliação. Indicadores de gestão. Indicadores-chave de desempenho: formulação e acompanhamento. Indicadores de gestão e avaliação de desempenho
Gestão de processos. Modelagem de processos de políticas públicas
Gestão de projetos, PMBOK. Formulação de programas e projetos públicos. Fundamentos de gestão de projetos: escopo, cronograma, risco, indicadores. Ferramentas como PMBOK
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos; simplificação, racionalização e avaliação dos serviços prestados aos usuários de serviços públicos - Decreto nº 9.094/2017 (conceitos gerais). Ishikawa.
Inovação na gestão pública, gestão de projetos de inovação: Conceitos de inovação no setor público (inovação incremental, radical, disruptiva) – (Empreendedorismo)
Metodologias de avaliação de desempenho. Gestão de desempenho
Gestão de conflitos (Negociação)
Administração gerencial. Gestão pública eficiente, eficaz e efetiva (Parte I)
Administração gerencial. Gestão pública eficiente, eficaz e efetiva (Parte II)
Governança e governabilidade
Transparência e acesso à informação
Governo digital. Transformação digital e estratégia digital governamental: Princípios e diretrizes da Estratégia de Governo Digital (EGD) federal e estadual.
Audiências públicas e ferramentas de participação popular (Processos Participativos de Gestão Pública)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Formulação e consolidação de Políticas Públicas. Acompanhamento de políticas: qualificação, monitoramento, indicadores e ferramentas de avaliação das políticas. Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte I)
Formulação e consolidação de Políticas Públicas. Acompanhamento de políticas: qualificação, monitoramento, indicadores e ferramentas de avaliação das políticas. Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte II)
Formulação e consolidação de Políticas Públicas. Acompanhamento de políticas: qualificação, monitoramento, indicadores e ferramentas de avaliação das políticas. Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte III)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – (Conceitos gerais de sustentabilidade)
Princípios Básicos da Administração Pública;
Licitações à luz da lei 14.133/2021 - parte I;
Licitações à luz da lei 14.133/2021 - parte II;
Contrato administrativo à luz da lei 14.133/2021;