Conceitos introdutórios de administração
Teoria Geral da Administração: principais abordagens e suas contribuições. Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica.
Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. Instrumentos gerenciais: definição de objetivos e metas organizacionais; mapa estratégico; indicadores estratégicos; Balanced ScoreCard (BSC) – Parte I
Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. Instrumentos gerenciais: definição de objetivos e metas organizacionais; mapa estratégico; indicadores estratégicos; Balanced ScoreCard (BSC) – Parte II
Descentralização. Delegação. Flexibilidade organizacional.
Motivação e satisfação no trabalho.
Conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. Gestão do desempenho organizacional. Avaliação de desempenho organizacional e resultados (Controle)
Dinâmica das organizações: A Organização como um sistema social. Gestão de clima e cultura organizacional.
Desenvolvimento Organizacional (Gestão da mudança)
Tipos de decisão e processo decisório.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. BPM. - 03/11/2025
Fundamentos de gestão de projetos: escopo, cronograma, risco, indicadores. Ferramentas como PMBOK
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos.
Comportamento organizacional (Trabalho em equipe)
Conceitos e práticas de Gestão de Pessoas relativas ao servidor público. Modelos de Gestão de Pessoas - fatores condicionantes de cada modelo. Planejamento e Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público.
Gestão e avaliação de desempenho.
Recrutamento e seleção de pessoas.
Educação, Treinamento e Desenvolvimento. Educação corporativa.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de vida no trabalho.
Gestão de conflitos (Negociação)
Gestão governamental e das organizações públicas: Gestão com foco em resultados. Novas formas de provisão e gestão de serviços públicos e contratualização de resultados
Inovação na gestão pública e na prestação de serviços públicos (Empreendedorismo)
Transformação digital e estratégia digital governamental: Princípios e diretrizes da Estratégia de Governo Digital (EGD) federal (Governo Digital)
Processos participativos de gestão pública.
Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte I)
Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte II)
Políticas públicas orientadas por dados e evidências (Parte III)
Noção na aplicação de metodologias ágeis (Kanban).
Licitações à luz da lei 14.133/2021 - parte I;Compras Públicas, principais inovações e flexibilidades.
Licitações à luz da lei 14.133/2021 - parte II;Compras Públicas, principais inovações e flexibilidades.
Contrato administrativo à luz da lei 14.133/2021; Gestão de contratos.
Bens Públicos; Gestão/Administração do Patrimônio Público.