Conceitos introdutórios de administração
Teoria Geral da Administração: principais abordagens e suas contribuições
Administração estratégica: Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard; gestão de stakeholders (Parte I)
Administração estratégica: Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard; gestão de stakeholders (Parte II)
Escolas de planejamento estratégico
Estruturação administrativa. Estruturas Matricial, em linha e staff
Conceitos básicos de liderança. Gestão de equipes.
Fatores motivacionais. Elementos da motivação.
Comunicação organizacional: Modelos de Comunicação, definições e conceito da comunicação organizacional, eficiência e eficácia, comunicação interna e externa, planejamento, processos de comunicação, Comunicação Interpessoal: barreiras, uso construtivo, comunicação formal e informal
Indicadores-chave de desempenho: formulação e acompanhamento (Controle)
Cultura organizacional, principais definições e conceitos, elementos da cultura organizacional, valores, cerimônia, rituais. Principais modelos de cultura organizacional, análise cultural. Clima Organizacional.
Desenvolvimento Organizacional. Mudança Organizacional.
Gerenciamento de projetos: Noções básicas de PMBOK, Ciclo de vida de Projeto, Processos de Gerenciamento, Integração do Projeto, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade.
Noções básicas de Governança Corporativa. Governança Corporativa na Administração Pública
Conceitos fundamentais na Gestão de Pessoas, Fases da Gestão de Pessoas. Principais diretrizes estratégicas da Gestão de Pessoas.
Avaliação de colaboradores na Administração Pública. Desenvolvimento gerencial: Noções de desempenho humano, métodos e sistemas de avaliação de desempenho
Gestão e remuneração por competência
Capacitação de colaboradores na Administração Pública. Treinamento e capacitação: objetivos e processos. Educação corporativa.
Aprendizagem organizacional (Gestão do conhecimento)
Qualidade de Vida no Trabalho
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)
Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte I)
Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial (Parte II)
Governança e Accountability
Formação do Estado e da Administração Pública.
Noções de Ética aplicada às organizações.
ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Identidade e imagem da organização
Decreto nº 46.852/2018 (Código de ética dos agentes públicos da administração direta e indireta do poder executivo estadual)