CPU-PE - ATI (Analista em Gestão de TI e Comunicação - Consultor de TI e Comunicação) Governança de TI - 2025 (Pós-Edital)

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OBSERVAÇÃO: NÃO SERÁ ABORDADO:

  • Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários. Gestão de problemas e mudanças (Padrão, normal, emergencial; risco/impacto; CAB). Controles internos de TI, segregação de funções, auditoria, conformidade normativa. Atendimento e suporte técnico: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); Modelos de contratação (serviços gerenciados, fábrica de software, nuvem, licenças e assinaturas). Compliance com legislação e normativos; padronização documental e registros de gestão. Gestão orçamentária e financeira de TI (planejamento, execução, TCO/ROI e investimentos). Gestão de riscos, mudanças organizacionais, comunicação e engajamento de stakeholders. Arquitetura corporativa de TIC: conceitos e benefícios; camadas de negócio, dados, aplicações e tecnologia. Frameworks de arquitetura (TOGAF, Zachman) - Princípios e padrões de referência. Racionalização de processos e serviços; integração, interoperabilidade e governança de APIs. Gestão de demandas, programas e projetos; governança de comitês e instâncias decisórias.
     
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 220,00
ou 12x de R$ 18,33
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 28/12/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
51 horas
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Conteúdo do curso

Governança de TI: Fundamentos de governança e alinhamento estratégico (valor, desempenho, riscos e recursos). Políticas, normas e padrões de TIC;
Disponível
ITIL v4 - princípios, cadeia de valor de serviço e práticas principais (incidente, problema, requisição, mudança, configuração, catálogo, nível de serviço, capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança e melhoria contínua). Conceitos de Service Desk e ITIL v4; inventário e controle de ativos de TI. Gestão de serviços de TIC: Service desk e central de serviços; catálogo de serviços e SLAs.
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Disponível
COBIT 2019 - objetivos de governança e gestão, metas em cascata e processos.
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Disponível
PMBOK 7ª edição - domínios de desempenho, riscos e governança de projetos.
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Disponível
Gestão de riscos (matriz, garantias, níveis de serviço e penalidades).
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Disponível
Medição e melhoria - Métricas, dashboards, OKRs/KPIs e relatórios executivos.
Disponível
Contratações de TIC: Planejamento (ETP, especificações, Termo de Referência/Projeto Básico, critérios de julgamento). Acompanhamento e fiscalização contratual (entregas, SLAs, indicadores, aditivos e reequilíbrio).
Disponível
Planejamento de TIC no setor público: Uso da TI para apoiar órgãos públicos; governança digital e transformação digital.
Disponível
PDTI - diagnóstico, necessidades, priorização, portfólio, planos de ação e indicadores. PETI - visão, objetivos estratégicos, mapa estratégico e metas.
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Disponível
Gestão de portfólio. Somente em PDF

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