Conceitos introdutórios de administração
Teoria Geral da Administração: principais abordagens e suas contribuições
Administração Estratégica: Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard, gestão de stakeholders (Parte I)
Administração Estratégica: Fundamentos de planejamento estratégico, abordagens básicas para formulação da estratégia, 5 P’s da estratégia, 5 forças competitivas, análise SWOT, análise de Cenários, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Matrizes: BCG, McKinsey, Ansoff, Balanced Scorecard, gestão de stakeholders (Parte II)
Escolas de planejamento estratégico
Estruturas matriciais, em linha e staff (Estruturas organizacionais e departamentalização)
Liderança. Conceitos básicos de liderança. Gestão de Equipes.
Fatores motivacionais. Elementos da motivação.
Comunicação Empresarial: Comunicações organizacionais: definições e conceito da comunicação empresarial, eficiência e eficácia, comunicação interna e externa, planejamento, processos de comunicação, comunicação interpessoal: barreiras, uso construtivo, comunicação formal e informal
Indicadores-chave de desempenho: formulação e acompanhamento (Controle)
Cultura organizacional, principais definições e conceitos, elementos da cultura organizacional, valores, cerimônia, rituais. Principais Modelos de cultura organizacional, análise cultural. Clima organizacional.
Desenvolvimento Organizacional. Inovação na gestão pública. Comportamento Organizacional: Desenvolvimento organizacional. Mudança organizacional.
Gerenciamento de Projetos: Noções básicas de PMBOK, Ciclo de vida de Projeto, Processos de Gerenciamento, Integração do Projeto, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade.
Noções básicas de Governança Corporativa
Gestão de Pessoas: Conceitos fundamentais na Gestão de Pessoas, fases da Gestão de Pessoas. Principais diretrizes estratégicas da gestão de pessoas. Gestão Estratégica de Pessoas
Desenvolvimento gerencial: Noções de desempenho humano, métodos e sistemas de avaliação de desempenho
Gestão e remuneração por competência
Treinamento e capacitação: objetivos e processos. Educação corporativa.
Aprendizagem organizacional (Gestão do conhecimento)
Qualidade de vida no trabalho
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)
Noções de ética aplicada às organizações.
ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Identidade e imagem da organização
Visão-baseada em recursos, modelo VRIO.
Responsabilidade Social Corporativa: Aspectos econômicos da Gestão Ambiental, modelos e estratégia.
Inteligência emocional e social.
modelos de comportamento organizacional, diversidade, atitudes e satisfação, emoções e sentimentos, personalidade e valores, percepção.
Sistemas de Gestão de Pessoas.
Decreto nº 46.852/2018 (Código de ética dos agentes públicos da administração direta e indireta do poder executivo estadual)