Ética na Comunicação: Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros;
CONAR: Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária;
Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.
Comunicação pública - 5. Comunicação Pública e Governamental: Legislação e boas práticas aplicadas à comunicação em órgãos públicos; ética na comunicação pública; 2. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública;
Comunicação organizacional - 2. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública; 1. Comunicação Integrada: institucional, mercadológica e interna; Responsabilidade Social Corporativa; Identidade, Imagem e Reputação Corporativas; Gestão de Riscos e Comunicação de Crise; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação; Comunicação Organizacional;
Assessoria de Imprensa - 4. Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia: História, atribuições, organização, estrutura e funcionamento; Estratégias de relacionamento com veículos de imprensa; produção de media kits e follow-ups; clippings e demais produtos de assessoria de imprensa; media training; gestão de crises de imagem; O papel do assessor; atendimento à imprensa; Sugestões de pauta, releases e artigos; organização dos diversos tipos de entrevistas; Pauta institucional; Notícia institucional: estrutura e processo de construção da notícia institucional;
Conceitos do Jornalismo (Parte 1): 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem; Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico; Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida e pirâmide deitada; Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet e redes sociais digitais, TV e vídeo; Critérios de seleção, redação e edição;
Conceitos do Jornalismo (Parte 2): 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem;
Teorias da Comunicação - 1. Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação;
História da Comunicação - 1. Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação;
Webjornalismo - Meios de Comunicação e Linguagens; Redes Sociais e Internet: funcionamento e posicionamento; roteirização para diferentes formatos de mídia; Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web; O fenômeno das fake-news e o combate à desinformação; fact-checking e educação midiática; impactos da Inteligência Artificial no ecossistema comunicacional e da informação;indicadores de desempenho da comunicação; monitoramento de mídia e redes sociais;
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - 2. Teorias da publicidade: Briefing; Redação Publicitária; Elementos da Identidade Visual; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação;
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - 2. Teorias da publicidade: Briefing; Redação Publicitária; Elementos da Identidade Visual; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação;
Publicidade no meio digital - Meios de Comunicação e Linguagens; Redes Sociais e Internet: funcionamento e posicionamento; roteirização para diferentes formatos de mídia; Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web; indicadores de desempenho da comunicação; monitoramento de mídia e redes sociais;
Telejornalismo e Radiojornalismo 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem;
8. Sustentabilidade, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Evolução do conceito de sustentabilidade; 18 ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ética Profissional: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994)
Transparência e acesso à informação (Lei de Acesso à Informação - Nº 12.527/ 2011)
Normas e Padrões: Domínio do Manual de Redação da Presidência da República; aplicação de normas oficiais de comunicação; .