O homem, a sociedade e a construção do espaço geográfico. Conceitos fundamentais da Geografia: espaço, lugar, território, região, paisagem e ambiente. Produção e organização do Espaço Geográfico. Métodos e técnicas de representação gráfica e cartográfica. A linguagem cartográfica no ensino da Geografia: os conceitos cartográficos e geográficos como fonte de linguagens nas leituras objetivas e subjetivas do mundo.
O processo de globalização da economia. Geografia política e a geopolítica do mundo contemporâneo. Mudanças nas relações de trabalho. Inovações técnicas e tecnológicas e o processo de regionalização do mundo contemporâneo.
Organização político-administrativa e divisão regional do Brasil.
A Terra: dinâmica, estrutura, forma e atividades humanas. Os sistemas naturais e seus elementos (relevo, hidrografia e solos). Água: aproveitamento, geopolítica, conservação, escassez e poluição.
Os sistemas naturais e seus elementos: Clima e Vegetação. Dinâmica climática e paisagens vegetais.
Os conceitos e as transformações decorrentes do uso e ocupação da terra. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável.
Formação, estrutura, distribuição e dinâmica da população.
A diversidade étnica e a questão racial.
O Processo de Industrialização.
O Processo de Urbanização.
Tensões, conflitos e guerras no contexto mundial.
A Geografia e a Geopolítica do Estado do Tocantins.
Aspectos Ambientais do Estado do Tocantins.
Aspectos Socioeconômicos do Estado do Tocantins.
Concepções teóricas e metodológica da Geografia como ciência e como ensino. O papel do professor de Geografia no contexto do mundo atual. Métodos e técnicas da pesquisa científica em Geografia. Tecnologias modernas aplicadas ao ensino da Geografia. Geografia Escolar e a construção de conceitos do ensino (conceitos cotidianos e científicos). A história do pensamento geográfico - Conceitos, temas e teorias da Geografia.
Competências e Habilidades propostas pelo PCN.