Licitações à luz da Lei nº 14.133/2021 – parte 1; Compras governamentais. Processos de compras
Licitações à luz da Lei nº 14.133/2021 – parte 2; Compras governamentais. Processos de compras
Contrato administrativo à luz da Lei nº 14.133/2021; e gestão de contratos.
Controles interno e externo.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações)
Revisão Acelerada em Videoaulas e Resumos;
Sustentabilidade das contratações
Conceitos Gerais e Introdutórios.
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de diagnóstico organizacional. Balanced Scorecard (BSC). Matriz SWOT. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. (Parte I)
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de diagnóstico organizacional. Balanced Scorecard (BSC). Matriz SWOT. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. (Parte II)
Comunicação na gestão pública. gestão de redes organizacionais
Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise.
Comportamento organizacional, cultura organizacional.
Gestão de projetos: conceitos básicos. Processos do PMBOK. Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições, de partes interessadas.
Inovação na gestão pública. (empreendedorismo e inovação)
Gestão de pessoas: Indicadores de gestão de pessoas, flexibilidade organizacional;
Gestão do desempenho Metodologias para medição de desempenho. Programa de Gestão do Desempenho
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento de conflitos (negociação)
Transparência da administração pública. controle social.
Processos participativos de gestão pública. Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos, conferências e outros fóruns, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Detalhamento da ferramenta de avaliação de desempenho: OKR.
Programa de Gestão e Desempenho (Decreto 11.072/2022)
4 Gestão de riscos: princípios, objetos, técnicas, modelos nacionais e internacionais, integração ao planejamento; 4.1 Processo de Gestão de Riscos: comunicação, consulta, contextualização, identificação, análise, tratamento, monitoramento e retroalimentação; 4.2 Boas práticas de gestão de Riscos
Articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade
Mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos individuais, coletivos e difusos