Níveis hierárquicos. Papéis e competências gerenciais.
Fundamentos de estratégia: o que é estratégia, quais as condições necessárias para se desenvolver a estratégia, quais são as questões-chave em estratégia. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento institucional. Análise SWOT. Balanced Scorecard. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores) – Parte I
Fundamentos de estratégia: o que é estratégia, quais as condições necessárias para se desenvolver a estratégia, quais são as questões-chave em estratégia. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento institucional. Análise SWOT. Balanced Scorecard. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores) – Parte II
Estrutura organizacional. Organização
Aspectos comportamentais da organização: liderança
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Eficiência, eficácia, efetividade. Indicadores e sistema de medição de desempenho organizacional (Controle)
Reengenharia. Gestão de processos organizacionais. Análise, padronização e melhoria de processos. Cadeia de valor de organizações públicas. Benchmarking.
Gestão de projetos. Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos.
Novas tecnologias gerenciais. Qualidade. Impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. Excelência nos serviços públicos. Ciclo PDCA.
Solução de conflitos (Negociação)
Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Desburocratização (Parte I)
Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Desburocratização (Parte II)
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Gestão de risco no setor público