Ortografia oficial – segundo o atual acordo ortográfico. Acentuação gráfica. Emprego de letras. Emprego do hífen.
Uso e função das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. Substantivo, adjetivo, artigo e numeral – a relação determinante/determinado. Pronome: classificação, emprego, colocação e formas de tratamento. Advérbio.
Uso e função das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito: preposição e conjunção: emprego e valor semântico.
Uso e função das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. Flexão verbal. Emprego e valor semântico de tempos, modos e vozes verbais. Correlação entre tempos verbais.
Estrutura e formação de palavras – valor morfológico e semântico dos elementos mórficos.
Relações sintáticas e semânticas entre termos, orações e segmentos de texto. Conectores que conferem coesão e coerência ao texto – coordenação e subordinação. Termos oracionais. Colocação de termos na oração. Equivalência e transformação de estruturas sintático-semânticas. Reescrita de frases.
Emprego dos sinais de pontuação.
Concordância verbal. Flexão de número e gênero: concordância nominal.
Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase.
Coerência e coesão na articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.
Sentido e significado de vocábulos e expressões no contexto. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Denotação e conotação. Figuras de sintaxe. Uso e sentido das figuras de palavra e de pensamento
Leitura, compreensão e interpretação de texto contemporâneo. Estruturação do texto e dos parágrafos. Características e função, considerando o tipo (descritivo, narrativo, dissertativo, injuntivo) e o gênero do texto. Localização de informações explícitas; inferência de informações implícitas.
Variação da língua. Seleção vocabular e organização frasal adequadas ao contexto de uso. Registro formal escrito: correção, clareza, precisão, concisão.