Funções e habilidades do administrador. Estilos de administração.
Fundamentos e evolução da administração. Abordagem sistêmica.
Análise organizacional. Planejamento nas organizações públicas. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte I)
Análise organizacional. Planejamento nas organizações públicas. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte II)
Divisão de tarefas. Organogramas, análise de estruturas
Direção, liderança, poder
Motivação, satisfação e engajamento no trabalho.
Comunicação organizacional.
Eficiência. Eficácia. Efetividade. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores (Controle)
Cultura e clima organizacionais.
Fatores internos e externos de mudanças, inovações e necessidades organizacionais.
Gestão e controle de processos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação. Fluxogramas, diagramas, análise de processos. Reengenharia organizacional: reorganização, reestruturação, estratégias
Gestão e controle de projetos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação.
Qualidade e excelência na gestão dos serviços públicos. Foco no cliente. Desburocratização. O ciclo do planejamento em organizações (PDCA).
Gerenciamento de equipes. Trabalho em equipe.
Organização, Sistemas e Métodos: layout, formulários, manuais.
Gestão por competências: conceito, modelos, trajetórias de desenvolvimento. Gestão por competências.
Gestão do conhecimento: teorias e aplicação, melhores práticas.
Desenho de carreiras (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Qualidade de vida no trabalho.
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)