Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Fundamentos da atividade jornalística: objetividade e imparcialidade. Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Reportagem assistida por computador e jornalismo de dados. Gêneros do texto jornalístico. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. A questão da imparcialidade e da objetividade;
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Fundamentos da atividade jornalística: objetividade e imparcialidade. Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Reportagem assistida por computador e jornalismo de dados. Gêneros do texto jornalístico. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. A questão da imparcialidade e da objetividade;
Telejornalismo e radiojornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Webjornalismo - Novas tecnologias e a globalização da informação; Massificação versus segmentação dos públicos; Interatividade na comunicação.
Planejamento gráfico - Princípios do projeto gráfico e da comunicação visual: proximidade, alinhamento, repetição, contraste.
Comunicação Organizacional - Publicidade institucional. Redes sociais e o impacto na comunicação institucional. Análise de públicos e stakeholders. Reputação corporativa e imagem pública. Ações de relações públicas para o público interno.
Assessoria de Imprensa - O papel do assessor de imprensa e comunicação nos órgãos públicos. Veículos de comunicação internos e externos. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados, editoriais e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Media training. Comunicação de crises.
Relações Públicas - Aplicação de normas de cerimonial e protocolo. Planejamento, organização e execução de eventos institucionais.
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Atendimento e planejamento publicitário. Estratégias de Mídia. Redação publicitária; Produção publicitária em formatos tradicionais e digitais.
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Atendimento e planejamento publicitário. Estratégias de Mídia. Redação publicitária; Produção publicitária em formatos tradicionais e digitais.
Publicidade digital - Produção publicitária em formatos tradicionais e digitais.
Teorias da Comunicação - Papel social da comunicação. Comunicação: conceitos, paradigmas, principais teorias; Teoria da comunicação
Teoria do Jornalismo - Teoria do Jornalismo
Planejamento de marketing - Planejamento de comunicação de marketing.
Pesquisa em Comunicação - Pesquisa de opinião e mercado.
Apresentação do curso. Princípios básicos da administração;
Estado, Governo e Administração Pública. Direito Administrativo: fontes, objeto, conceito. Regime Jurídico Administrativo. Sistemas Administrativos.
Poderes da administração; Poder vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar; O poder de polícia: conceito, finalidade e condições de validade;
Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação,
Ato administrativo: espécies e invalidação; Anulação e revogação
Organização administrativa: noções gerais; Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada; Agências reguladoras;
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei 13.709/2018)
Revisão Acelerada em Videoaulas e Resumos