Funções e habilidades do administrador. Estilos de administração.
Fundamentos e evolução da administração. Abordagens da Administração.
Planejamento estratégico: Conceitos, métodos e técnicas. Análise organizacional (Parte I)
Planejamento estratégico: Conceitos, métodos e técnicas. Análise organizacional (Parte II)
Divisão de tarefas. Organogramas, análise de estruturas
Direção, liderança, poder.
Motivação, satisfação e engajamento no trabalho.
Comunicação organizacional.
Eficiência, Eficácia e Efetividade na Gestão Pública (Controle)
Cultura e clima organizacionais.
Gestão e controle de processos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação. Fluxogramas, diagramas, análise de processos.
Gestão e controle de projetos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação.
Qualidade e excelência na gestão dos serviços públicos. Foco no cliente. Desburocratização.
Gerenciamento de equipes. Trabalho em equipe.
Organização, Sistemas e Métodos: layout, formulários, manuais. Sistemas de informações gerenciais.
Gestão por competências: conceito, modelos, trajetórias de desenvolvimento.
Gestão do conhecimento: modelos, teorias e aplicação, melhores práticas.
Desenho de carreiras (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Qualidade de vida no trabalho.
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento de conflitos (Negociação)
Governança e gestão pública.
Inovação na gestão pública: transformação digital (Governo eletrônico)
Sustentabilidade pública (Conceitos gerais de sustentabilidade)